Cidades

Resort de Maricá começará a ser construído este ano

Imagem ilustrativa da imagem Resort de Maricá começará a ser construído  este ano
|  Foto: Foto: Marcelo Tavares
Área de Preservação Ambiental (APA) de Maricá abrange parte da Restinga, Ponta do Fundão e toda a Ilha Cardosa.   Foto: Marcelo Tavares

O Resort Maraey previsto para ser construído na Área de Preservação Ambiental (APA) da Lagoa do Zacarias, na Restinga de Maricá, anunciou que as intervenções devem começar até dezembro deste ano. A decisão ocorre após o Conselho Diretor (Condir) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) autorizar o início das obras. O projeto prevê a criação de 36 mil empregos na cidade e quatro hotéis cinco estrelas, além da regularização fundiária de Zacarias.

A primeira fase das obras tem como objetivo a urbanizar e pavimentar mais de 20km de estradas. O empreendimento vai sediar, também, uma universidade de hotelaria e alta gastronomia, de padrão internacional, para posicionar Maricá como polo de formação especializada na América Latina. Com capacidade para preparar 700 alunos, a Universidade de Hotel Management & Haute Cuisine terá 32 salas de aula, uma biblioteca com 750 metros quadrados, um auditório para 350 pessoas, três refeitórios, ginásio, além de 152 dormitórios para os estudantes.

Desenvolvimento

restinga
Pelo menos 30 mil postos de trabalho serão criados a partir da construção do empreendimento. Foto: Marcelo Tavares

Para o município o empreendimento resultará na arrecadação em mais de R$7 bilhões em impostos durante a construção e consolidação de vendas, o que irá ocorrer em aproximadamente 14 anos. Além disto, ainda há a arrecadação anual de R$ 1 Bilhão na operação.

Apesar das vantagens, o empreendimento foi suspenso duas vezes por decisão do Supremo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a primeira em 2019 e a segunda em abril de 2021, a ação ocorreu para manter a preservação no entorno da Área de Preservação Ambiental (APA) da Restinga de Maricá.

Presidente da Câmara Municipal de Maricá, Aldair de Linda (PT) comemorou a liberação do Inea e informou que o projeto significa desenvolvimeno, sustentabilidade, mercado de trabalho e profissionalização.

"Teremos um dos maiores complexos hoteleiros da América Latina. Além dos hotéis com mais de dois mil quartos, teremos um centro de pesquisa e uma universidade especializada em turismo"

Aldair de Linda, presidente da Câmar

Turismo

Em seu braço turístico, o empreendimento contará com quatro hotéis cinco estrelas, que receberão uma média de 300 mil turistas por ano: um eco-boutique resort, um resort temático de luxo (da marca Rock in Rio), um hotel desenhado para convenções à beira-mar, ao redor de um campo de golfe sustentável. 

O golfe não será o único esporte. O complexo contará, também, com uma hípica dentro dos padrões da Federação Equestre Internacional (FEI) e da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH). Entre outras instalações, o centro terá pista coberta, pistas gramadas, trilhas de areia, clínica veterinária e escola equestre.

O projeto prevê ainda a criação de um centro esportivo. Serão oito quadras de tênis em saibro, grama e piso duro - o que o tornará o único no país a oferecer as três tipologias presentes nos grandes torneios internacionais. Parte da receita do centro esportivo será destinada a projetos sociais para impulsionar, através do esporte e da educação, ações sociais em municípios do entorno de Maricá.

O Maria Esther Bueno Tennis & Sports Club contará, também, com academia de ginástica, centro de fisioterapia, duas piscinas (uma delas semi-olímpica e coberta), campo de futebol, quadras de paddle e quadra poliesportiva.

Sustentabilidade

Além disso, o resort vai adotar diversas estratégias sustentáveis relacionadas ao reaproveitamento das águas, tratamento de esgoto e uso de fontes de energia renováveis, além de criar a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de Restinga do Estado do Rio e a quinta maior do Brasil.

“A licença é uma etapa fundamental para o empreendimento. Já na primeira fase estamos contemplando, além da criação da RPPN, um centro de pesquisas ambientais.O Centro de Referência Ambiental (CRA) contará com apoio de instituições acadêmicas como UFRJ, UFF, UFRRJ, UFES e FURG. É importante destacar que Maricá tem um patrimônio ambiental belíssimo, com uma rara combinação de Mata Atlântica, lagoas e praias e um enorme potencial de desenvolvimento turístico ainda não explorado”

David Galipienzo, diretor-executivo de Maraey

Comunidade Zacarias

O grupo Maraey esclarece que as cerca de 200 famílias que vivem na comunidade de Zacarias serão beneficiadas pela regularização fundiária, com cessão de título de propriedade e entrega de escritura definitiva. A empresa incentivará a cultura e a pesca locaL com programas de recuperação da Lagoa de Maricá. Além de repovoamento de espécies nativas e resgate da memória familiar de Zacarias, com a criação da Casa do Pescador Artesanal.

O empreendimento também prevê a construção de novas moradias.

Para o presidente da Associação de Zacarias, Wasgton Candido, de 42 anos, o empreendimento é uma boa ação principalmente pela geração de empregos.

"Minha família tem 250 anos aqui, eu sou nascido e criado em Maricá, sou da época que nem tinha ponte, acho que esse empreendimento vai ser uma grande oportunidade, Maricá precisa crescer, e essa opinião não é só minha, é da maioria dos moradores aqui, a gente quer ver a cidade evoluir"

Criada em 1984, a Área de Preservação Ambiental (APA) de Maricá abrange parte da Restinga, Ponta do Fundão e toda a Ilha Cardosa.  A Restinga de Maricá é caracterizada por imensas dunas de areia e vegetação típica. À beira do oceano, entre Itaipuaçu e a Barra de Maricá, a restinga faz limite com São José do Imbassaí.  Por abrigar espécies únicas em sua fauna e flora, o local serve como objeto de estudo de biólogos, geógrafos, oceanógrafos e outros pesquisadores de importantes universidades, como UFRJ, UFF e UERJ.

< Hospital Antônio Pedro tem mais de 100 vagas para residência médica Entrevista exclusiva: Gérson relembra carreira e fala sobre projeto em Niterói <